Acessibilidade em banheiros
Os banheiros destinados para acessibilidade de cadeirantes são orientados pela NBR 9.050, que especifica como é a acessibilidade em prédios, mobiliário, equipamentos urbanos e espaços. Normalmente são colocados em locais públicos, como empresas, shopping, praças e prédios públicos, tendo sua utilização obrigatória por lei.
São várias as soluções empregadas em banheiros acessíveis e que mudam de acordo com a necessidade do cliente. De forma generalizada, a primeira providência é fazer a porta com 80 cm de largura, no mínimo, mas, preferencialmente, com 90 cm, para a passagem da cadeira de rodas.
Barras de apoio
As barras de segurança – que devem ser colocadas ao lado da bacia, pia e boxe – podem ser articuladas ou não. A vantagem das articuladas é que facilitam a manobra da cadeira de rodas, pois permitem que sejam levantadas ou abaixadas, de acordo com a necessidade.
Armários
Em banheiros convencionais, os armários estão normalmente sob as pias, mas nos acessíveis isto é proibido. A altura da pia deve ser de 0,80m do piso, respeitando uma altura livre de 0,70 m para o usuário colocar os joelhos. A exigência visa facilitar o acesso da pessoa em suas atividades de higiene pessoal.
Pisos
Os pisos usados em banheiros acessíveis são os mesmos de qualquer banheiro, como porcelanato, mármore, granito e pastilhas de vidro e porcelana. O importante no piso de um banheiro acessível é não ter desnível ou, no máximo, 1 cm e sempre chanfrado, permitindo que a cadeira passe tranquilamente, sem sobressaltos.
Espelhos
A base inferior deve estar, no máximo, a 90cm do piso e a altura da borda superior deve estar a, no mínimo, 1,80m do piso acabado. Quando inclinar 10° o espelho em relação a parede, a altura da borda inferior deve ser de no máximo 1,10m e a borda superior de no mínimo 1,80m do piso acabado.
Acessórios junto ao lavatório
Saboneteiras e toalheiros devem estar entre 80cm e 120cm do piso acabado.
Conheça as soluções da Brakey para acessibilidade de banheiros!